Estudo da Batalha de Kurukshetra

EBF

Estudos EAD de Filosofia do Yoga

Disciplina II – A Moral da Batalha de Kurukshetra e suas implicações Políticas

Neste estudo realizaremos uma análise livre sobre as motivações psicológicas, morais e existenciais que desencadearam a épica Batalha de Kurukshetra, há mais de cinco mil anos relatada no Mahabharata, cujo alicerce filosófico se encontra no Bhagavad-gita.

Não faremos um estudo histórico da Batalha de Kurukshetra, nem de suas implicações étnica ou religiosa, mas uma abordagem da engenhosa arquitetura do poder presente nos principais personagens históricos, os quais revelam arquétipos claros do que o Bhagavad-gita define como natureza divina e natureza demoníaca. Sobre estas duas características presentes no ser humano, veremos como a ganância pelo poder se estruturou ao longo de séculos na psicologia humana, tendo criado convulsões sociais, crises políticas e conflitos bélicos na curta história da humanidade.

EAD - Batalha de Kurukshetra e suas implicações Políticas.001

Baseando-se em conceitos essenciais do Bhagavad-gita, como dharma e karma, estudaremos as bases da Filosofia Moral presentes no clássico filosófico do yoga.

Sabemos que o Bhagavad-gita prima pela ciência da ação e conduz a conduta humana à realização máxima quando esta é dirigida ao centro da vida: a Suprema Personalidade de Deus. Porém, para que esta ação seja confirmada, será necessário trabalhar o aprimoramento das qualidade divinas da sociedade humana, sem as quais não há possibilidade de progresso. Em contrapartida, o que aflora é uma sociedade materialista, consumista e ateista, cujas raizes apontam para uma ciência reducionista que evolui da matéria, sem qualquer alusão ao princípio original da existência. Tendo esta mesma perspectiva do materialismo reducionista, a ciência política moderna traz em seu ventre o vivo duelo entre a natureza divina e demoníaca para travarem o combate na sociedade, nas instituições e na própria psique humana.

Enteder o conteúdo filosófico da Batalha de Kurukshetra é tornar claro os conflitos existenciais que afetam a mente e a vida do homem contemporâneo.

Ademais, este estudo não tem qualquer conotação política, ideológica ou doutrinária. Visa, em vez disto, uma apresentação lúcida e transparente dos conceitos filosóficos que devem estar presentes na  ação humana – seja ela ação política, ação coletiva ou ação individual -, para que desta apresentação possamos ter uma reflexão mais apropriada sobre o ato sagrado da Vida, ou seja, viver a vida em yoga.

Metodologia

  • Usaremos material didático em PDF (enviado por email), podendo (e sendo preferível) fazer a aquisição dos livros da bibliografia;
  • Enviaremos guia de leitura para as três aulas que serão dadas em PODCAST;
  • Teremos um Grupo de Estudo On-line pelo Facebook com três encontros agendados para que todos possam participar das discussões e esclarecimentos de dúvidas;

Agenda

Duração de 3 meses

Investimento

R$200,00 à vista ou 3 x R$90,00.

Inscrição

contato-yo

 

 

 

 

 

Bibliografia

PRABHUPADA, Bhaktivedanta Swami. Bhagavad-gita Como Ele É, Ed. Bhaktivedanta Book Trust, 3a ed., São Paulo, 2001 (ou outras edições).

VOEGELIN, Eric. A nova ciência da política.
HAYEK, F.A. O Caminho da Servidão.
SCRUTON, Roger. A Short History of Modern Philosophy.