Capacidade e possibilidade

Capacidade Técnica e Possibilidade Prática

Por Jayadvaita Das

 

Quando se pensa na prática de yoga não se conjuga a capacidade que possuímos para praticar dentro das técnicas e a possibilidade que se abre de acordo com a dedicação disciplinada ou consistente da prática. Em outras palavras, a possibilidade de realizar-se pelo yoga sobrepuja a capacidade de pratica-la, pois ter capacidade física não supera a possibilidade de acessar a autoconsciência mesmo de alguém que não domine as capacidades – ou seja, todos tem a possibilidade de alcançar a finalidade do yoga, desde que esteja se orientando por uma tradição fidedigna, com um método autêntico e com seriedade.

As técnicas e as teorias capacitam o praticante, mas a realização se torna possível com o desenvolvimento da consciência, isto é, com compreensão filosófica do aspecto de bhakti, ou devoção.

As técnicas estão no âmbito do corpo e suas dimensões físicas; a compreensão filosófica dimensiona a possibilidade real da ascese da consciência. Por isto, a capacidade surge do aprimoramento técnico, mas a realização do yoga se consolida na possibilidade de acessar a consciência Suprema – e isto depende da sinceridade com que passamos a olhar sobre nós mesmos (mais do que olharmos para os outros, com inveja, crítica ou soberba). Yoga – quando ultrapassa o limite físico e se torna ação da consciência -, revela ao praticante a possibilidade de autoconsciência e autorrealização. Sem isto, a prática paira sobre uma superfície sem aprofundamento.

Por isto, bons instrutores de yoga dão tanta ênfase à autoconsciência. Sem ela não ocorre uma mudança significativa no mindset, algo capaz de fazer a verdadeira transformação no desenvolvimento pessoal, algo que limpe de vez a concepção errônea sobre a realidade, sobre os fundamentos da vida e sobre a razão. O pensamento cartesiano distanciou o homem de seu centro; o yoga possibilita esta reaproximação rumo ao Supremo.

Assista ao vídeo sobre o tema:

Check Also

Controle Mental

Assuma o controle de suas emoções em seu cérebro Por Jayadvaita Das Parte 1 O ...