Meditação: A Experiência Intangível

A Meditação que transforma exponencialmente a experiência humana.

Por Jayadvaita Das

Hoje, o que importa não é somente o conhecimento, muito menos a produção realizada a partir do conhecimento, mas onde você o adquire, como você o absorve e com qual finalidade você o coloca em prática.

Da era da informação estamos entrando na era da exponencialidade. Mas, não se afobe em pensar apenas em números e resultados tangíveis. O segredo do exponencial é intangível e diz respeito ao que precede o ser humano como produtor, sim como centro de energia em capacidade de transformação.

Se ampliarmos as áreas em que o tema exponencialidade abarca e buscarmos seu conceito mais profundo, veremos que não há fator exponencial mais eficaz e eficiente que a vitalidade que dota o ser humano da ação. No ato é que repousará todo potencial capaz de transformar exponencialmente qualquer resultado.

A questão a ser encarada é: como potencializar esta vitalidade? – ou antes – o que é esta vitalidade? Uma referência se encontra no Vedanta-sutra – uma escritura com mais de cinco mil anos de história – cujo conceito fundamental é a espiritualidade humana. O impacto que tais ideias podem trazer no meio corporativo, nos negócios, relacionamentos e concepção de realidade estão apenas sendo tateado por alguns poucos teóricos dotados de pouca fundamentação. No entanto, o tempo também possui o fato exponencial e está em crescente processo de efetivação do que viremos a notar e compreender em breve.

Estamos nesta pesquisa e resultados estão se comprovando. E de forma impressionante, pois na mesma velocidade com que a neurociência se debruça sobre os efeitos da meditação no cérebro, a mudança dos padrões de consciência dos praticantes disciplinados tem transformado a realidade do campo cognitivo e perceptivo, ou seja, mudanças reais no nível exponencial ainda não foram compreendidos pela neurociência – ou foram até um ponto onde apenas as relações físicas podem dar indícios para constatação. Porém, os efeitos meditativos são de ordem intangível, sendo que seus resultados práticos ocorrem no ato do indivíduo. Desse modo, tanto a disciplina quanto a ação modelam o campo volitivo exponencial do ser.

Logo, o mais importante será a ação exponencial do ser humano, que nasce em sua consciência – a qual pode ser lapidada exponencialmente pela disciplina meditativa devidamente fundamentada e respaldada por mentores qualificados. Cada vez mais, resultados exponenciais exigirão disciplinas exponenciais.

_____________________

Se tem interesse em saber mais sobre o tema, sugerimos estes livros:

  1. Treinando a Mente;
  2. A Ciência da Meditação;
  3. Meditação;
  4. Cérebro e Meditação;
  5. O Cérebro de Buda;

 

Check Also

Controle Mental

Assuma o controle de suas emoções em seu cérebro Por Jayadvaita Das Parte 1 O ...