Uma Vida Extraordinária

O novo se inicia quando compreendemos adequadamente o velho.

por Jayadvaita Das

C.S. Lewis foi um renomado escritor irlandês e autor de obras importantes, como “As Crônicas de Nárnia”. Em seus escritos costumava destilar sabedoria com impactantes impressões, capazes de tocar a consciência do leitor, de tal modo a transformar sua noção de si mesmo. O importante de grandes escritores é tocar pontos equivalentes – independente de cultura e época. Um exemplo disto é sua celebre frase: “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.

Mas, o que isto tem em comum com o projeto de vida voltado ao yoga na prática? Sem dúvida, tudo.

Muitos ‘gurus’ se gabam de proferir palavras e gestos de encanto; frases de efeito que motivam como fagulhas numa fogueira – prestes a perder o calor – sob a ameaça do orvalho da madrugada. ‘Gurus’ que não dizem nada de novo, apenas repetem algo com novo encanto. Que valor teria isto em nossa vida prática? Pouco. Mas, Lewis não foi um ‘guru’. E um guru não se limita a repetir frases de efeito.

Tanto um verdadeiro guru quanto um bom escritor darão luzes à consciência que busca por compreensão prática na vida. A exemplo disto, podemos entender que dificuldades não existem apenas como fator de um bom ou mau karma; dificuldades existem como um quadro branco sobre o qual escreveremos nossas lições de aprendizado ao longo da vida. Dificuldades não são castigos ou repressões que algum mítico deus de panteões exóticos lançam sobre frágeis almas ignorantes.

De lendas, estamos fartos; mas de aprendizado? Estamos aprendendo algo com nossas dificuldades? Cada qual sabe de sua própria lição. E será este processo de aprendizado que nos dará algo de extraordinário… dia após dia.

A vida não é um jogo gratuito. Mas uma celebração divina que devemos preencher continuamente com gratidão, mais que gratificação. Grato pela graça que obtemos diariamente, a cada instante – seja de atenção ou dispersão.

O fato é que estamos presentes neste momento, e toda ou qualquer dificuldade que já tenhamos vivenciado, foi apenas um degrau que nos possibilitou chegarmos onde estamos. Esta é a magia da vida, a perfeição do estar presente e pleno. Não há motivos para se lamentar pelo passado, nem de se antecipar por um futuro incerto, pois passado e futuro são as pernas bambas da ilusão.

Por isto, não nos atrevamos a nos prendermos nas sensações transitórias nomeadas como dificuldades. Façamos o que há de vir, de acordo com nossos atos, dentro de nossos valores, movido por veracidade e convicção.

Se até este momento de tua vida, considera como tendo sido difícil, passe a partir de agora a ver tudo descentralizado de teu ego, e entenderás que só depende de ti a conquista de um destino extraordinário: está em tuas mãos.

Assim será teu caminho em Consciência de Yoga.

Check Also

Controle Mental

Assuma o controle de suas emoções em seu cérebro Por Jayadvaita Das Parte 1 O ...