A Fragilidade da Meditação

Meditação Virtual

Falhas e possibilidades da tecnologia envolvida no desenvolvimento espiritual.

Por Jayadvaita Das

Um fator que nunca poderá ser superado é a realidade fenomenal de nossas experiências. Por mais que novas tecnologias surjam e busquem dar ao ser humano uma experiência de seu campo espiritual. Jamais uma experiência virtual substituirá a experiência real de ser e estar presente no ato existencial.

Um idealismo inocente pode imperar sobre as expectativas vindouras, crendo numa fantasia que elimine as falhas humanas e possibilite resultados da disciplina ascética, sem qualquer disciplina ou ascetismo. Não é possível tal feito.

Existem elementos intrínsecos no yoga e na meditação e que podem prevalecer mesmo em meio ao mais diversos e divergentes fatores formais do yoga. Porém, a experiência que o ser terá com a meditação não pode ser projetada ou moldada, pois depende de todo o conteúdo absorvido em sua jornada de vida. É necessário que o praticante de meditação tenha um conhecimento prévio sobre o que é o campo espiritual. Sem este, qualquer mecanismo proposto por novas tecnologias não darão uma experiência real de sua espiritualidade, mas um modelo padrão idealizado da suposta espiritualidade.

Dito de outro modo, a espiritualidade é uma experiência individual que cada ser vivencia em sua realidade. E esta realidade não difere daquela que vivemos no dia a dia, nos mais efêmeros momentos que compõe nossas vidas.

Meditação virtual é uma maneira de dar aos praticantes ansiosos uma experiência precipitada de algo coletivo e que não expressa sua real imersão espiritual.

Quanto mais simples, mais próximos de nós mesmos. Quanto mais vinculado à tradição, mais inovador será o conhecimento.

_____________________

Se tem interesse em saber mais sobre o tema, sugerimos estes livros:

  1. Treinando a Mente;
  2. A Ciência da Meditação;
  3. Meditação;
  4. Cérebro e Meditação;
  5. O Cérebro de Buda;

Check Also

Seja objetivo na prática de yoga

Seja teu próprio tempo. Por Jayadvaita Das O que diz o artigo? Autoconhecimento; Realização pessoal; ...