Como obter foco em 3 passos simples e rápidos

É possível ter foco em todas e quaisquer atividades seguindo estes 3 passos fáceis e rápidos, que podem ser exemplificados pelo atirar da flecha:

você terá que usar seu arco, munir-se de boa flecha e mirar no alvo.

 

Antes, o que é foco? Nos textos antigos do yoga se esclarece que foco é ter a mente fixa num único ponto (Yoga-sutra 3.12), ou possuir uma inteligência resoluta, determinada para um único dever (Bhagavad-gita 2.41). Além de conceitos filosóficos, na prática mente focada significa ter algo definido e ser objetivo na realização deste propósito definido. A mente funciona melhor quando lhe damos os comandos corretos.

Vamos direito ao ponto para entender os 3 passos para conquistar foco:

1 – Desative as notificações de suas redes sociais: melhor ainda se desligar o celular pelo tempo necessário até realizar os passos seguintes; redes sociais, WhatsApp ou t.v. distraem a mente e dificulta a realização de atividade com precisão e terá mais tempo despendido. Se conseguir desativar suas redes sociais e celulares, terá empunhado seu arco em mãos.

2 – Realize suas atividades em blocos de tempo: sua mente não foca enquanto você se distrair com as notificações que chegam ao mesmo tempo em que tentar se concentrar – a mente não consegue fazer várias atividades ao mesmo tempo sem que perca seu desempenho saudável. Se tentar, irá te distrair, te cansar e te deixar ainda mais desfocado. Por isto, determine um bloco de tempo para cada atividade; por exemplo, num bloco de 25 minutos você não fará outra coisa a não ser cumprir com seu objetivo de responder aquele email importante que está já alguns dias aguardando resposta. Depois deste bloco de atividade, você parte para outra atividade também determinada por bloco de tempo. Mas, lembre-se que neste bloco de tempo você fará apenas o que deve ser feito – e nada mais! Cumpridas as pendências, divididas em vários blocos de tempo, poderá conferir as notificações e sem a ansiedade de não estar se concentrando em nada. Este passo 2 corresponde a tensionar o arco e ganhar força para o lançamento da flecha.

3 – Tenha um propósito definido: este será o passo mais importante de todos. Se você não tem objetivo a cumprir, sua atenção ficará solta e não focará em nada. Logo, é importante que você tenha uma meta centrada no que você for fazer. Será esta a força que lhe conferirá o direcionamento do foco. Este é o alvo que conduzirá sua atenção, seu foco, isto é, sua flecha.

Coloque em prática e veja o resultado. Pode não ocorrer na primeira tentativa, mas se persistir verá que sua mente se comportará adequadamente sob suas ordens de foco. Sugiro que assista o vídeo onde apresentamos uma técnica simples de focar a atenção respiratória por poucos segundos, e obter resultados significativos.

___________

Se tem interesse em saber mais sobre o tema, sugerimos estes livros:

  1. Rápido e Devagar;
  2. Mindset;
  3. Foco;
  4. O Poder do Hábito;
  5. O Poder da Ação;

Check Also

Seja objetivo na prática de yoga

Seja teu próprio tempo. Por Jayadvaita Das O que diz o artigo? Autoconhecimento; Realização pessoal; ...