Vaishnava Vedanta Yoga

Projeto Educacional para o Resgate da Tradição do Yoga

VVY é um projeto que visa o ensino da Ciência do Yoga que se fundamenta na Tradição Védica do Yoga e nos ensinamentos de Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Este projeto foi criado em 2004 e tem como base os Princípios Filosóficos do Yoga presentes na linhagem sampradaya Gaudiya Vaishnava. Esta visão filosófica do Yoga remonta há mais de dez mil anos e foi propagada no século XVI por Sri Chaitanya Mahaprabhu, Rupa Goswami e Jiva Goswami. Tal filosofia está em total concordância com as principais escrituras canônicas, por exemplo, Yoga-sutra, Bhagvad-gita, Srimad Bhagavatam, Vedanta-sutra, Bhakti Rasamrta Sindhu, Bhakti Sandarbha.

Estruturado sobre estes cânones filosóficos e teóricos do Yoga Clássico, o Vaishnava Vedanta Yoga traz ao modo de vida contemporânea a prática do autoconhecimento através da ciência de Bhakti-yoga – sem o viés religioso e sim, a compreensão do propósito da vida humana posto em prática na simplicidade de viver, atuar e se realizar-se, valendo-se dos Princípios do Yoga.

Nosso objetivo é formar instrutores de yoga com base em valores éticos espirituais capazes de trazer transformações significativas no contexto moderno. Tal mudança visa uma nova consciência de atuação e interação com a realidade em que se vive, valorizando e revelando os aspectos transcendentais da vida prática em todos os campos de atividades.

Mais do que capacitação profissional, visamos possibilitar a nova formação de caráter humano do Ser, validado por suas qualidades intrínsecas: eternidade, plena consciência e bem-aventurança . Consideramos este fator como base do trabalho de desenvolvimento humano e terapêutico que o Yoga possibilita. Para isto, seguimos uma metodologia transdisciplinar que inclui, dentre outras, filosofia, psicologia, história antropologia e linguistica.

Equipe:

Direção – Jayadvaita Das
Coordenação – Nina Rocha
Advisors – Chandramukha Swami e Hridayananda Goswami.