Jayadvaita Das

Reduz. 22

 

Jayadvaita Das é Profissional do Yoga, Professor de Filosofia. Bhakti-yogi e Educador desde 1995. Diretor do Vaishnava Vedanta Yoga (VVY) e Mentor nos Cursos de Formação, Especialização e Extensão para Profissionais de Yoga. Co-founder e Gestor do Conhecimento no Yoga Culture. Diretor dos Estudos de Filosofia Bhaktivedanta (EaD). Idealizador do Yoga e-Service Mind e Vedyah e-Press.

Sacerdote Gaudiya Vaishnava iniciado em 2000. Discípulo de Hridayananda Goswami (mentor espiritual, filósofo e acadêmico).

 

Vida e Transições

Diferente do que ocorre na biografia de alguns nomes conhecidos que, após se frustrarem nos negócios,  mudam drasticamente seus propósitos e passam a se dedicar à vida monástica. No caso de Jayadvaita Das a imersão na vida espiritual não exigiu frustração, mas resposta a questionamentos que o acompanhavam desde a infância.

Após se dedicar à formação acadêmica em Linguística e Teoria Literária, voltou-se ao ensino. Porém, devido às limitações que o ambiente escolar proporcionava à transmissão de  conhecimento mais amplo e profundo, Jayadvaita se afastou do ensino fundamental e optou por continuar seus estudos, com aprofundamento prático na vida espiritual. Assumiu o voto monástico por dez anos, período que se dedicou à estudar e vivenciar na prática o conhecimento filosófico do yoga, na tradição Vedanta Vaishnava. Teve como mentores Chandramukha Swami e Lilaraja Dasa que o auxiliaram na compreensão prática. Dedicou-se a remodelar o conhecimento aprendido para uma linguagem mais acessível e fiel com o objetivo de alcançar o público que não teria condições de seguir uma vida rígida de disciplinas e práticas num monastério. Desmistificar a ideia de monge, introduzir os mesmos valores espirituais e integrar o modo de vida equilibrado (sattva-guna) tem sido seu motivador ao longo dos últimos dez anos.

 

Habilidades

Formado e habilitado como Instrutor de Yoga pelo VVY e Ananda Chandra Escola de Yoga. Começou a conduzir sessões de yoga para grupos em 2004. Capacitou-se nas práticas de asanas, pranayamas e meditação de 2000 a 2008, seguindo disciplina diária (sadhana) de meditação e estudos das principais escrituras desta linhagem: Srimad Bhagavatam, Bhagavad-gita, Upadeshamrta, Bhakti-rasamrta Sindhu e Vedanta-sutra dentre outros,  seguindo os ensinamentos de Bhaktivedanta Swami.

Passou duas temporadas na Índia:  em 2007 para especializar-se em Mantra-yoga e 2011 para aprofundamento de estudos e práticas da ciência do yoga nos Himalayas e em Vrindavana, onde se absorveu em práticas meditativas e entrou em contato com yogis locais. Vem aprimorando sua metodologia de aula ao unir condução e sequências do yoga moderno (de Krishnamacarya)  com a tradição sagrada do yoga antigo (Astangayoga). Sua ênfase é na experiência com bhakti, o centro da prática. Em suas aulas aplica técnicas posturais e respiratórias combinadas para o objetivo proposto e experiência profunda com a prática. Tem abordagem terapêutica e foco no desenvolvimento pessoal, no autoconhecimento e na espiritualidade abarcada pela meditação.

 

Qualificações

Suas aulas de yoga são caracterizadas por:

  • Técnicas do Hatha-yoga;
  • Ênfase prática na ciência de Bhakti-yoga;
  • Fundamentos conceituais do Asthanga-yoga;
  • Abordagem metodológica do Vinyasa-krama;
  • Métodos meditativos de Vedic Meditation Mindfulness.

Sua missão no ensino de yoga, por acreditar na Educação pelo  Yoga,  é emponderar as capacidades e potenciais do indivíduo para que conquiste sua melhor condição a cada dia, num propósito de evolução qualitativa em:

  • Autoconhecimento
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Autodisciplina
  • Autoconhecimento
  • Expansão da Consciência
  • Aperfeiçoamento Espiritual

Sua abordagem co-terapêutica com técnicas do yoga visa o equilíbrio entre o ser e a realidade imediata – tendo como objetivos a Saúde Mental:

  • Redução de Ansiedade;
  • Alívio dos sintomas de Depressão;
  • Gestão do Estresse;
  • Reestruturação em Fobias e Sindromes;
  • TDAH.

Especializações

Em Filosofia Vedanta Vaishnava, Técnicas de Pranayama e Mantra-yoga (YTT 5000h). Capacitação prática na Ciência de Bhakti Yoga (12.000h); Formação e Especialização em Hatha-yoga pelo VVY (500h) e em Kundalini-yoga pelo 3HO (200h). Realiza Retiros de Sadhana Yoga e Estudos de Filosofia presencial e Ead. Possui licenciatura em Linguística, Teoria Literária (UNESP) e Filosofia (UFRJ).

Educador, escritor, palestrante e mentor. Autor de Pranayama – Alcançando a Plenitude Através da Respiração (teoria do yoga – 2005); Sankhya – Sublime Filosofia do Yoga (teoria do yoga – 2006); Estudo Dirigido do Bhagavad-gita (co-autor, didático – 2007); Yoga sob o Sol da Tradição (ensaio – 2008); Exílio Metafísico do Amor (poesia – 2012); Finitus Solarium (poesia – 2015). Como podcaster oferece conteúdo no YogaCast.

Sua missão é Educar por meio de ferramentas do Yoga, da filosofia e do empoderamento cognitivo-existencial, com objetivo de alcançar grande número de pessoas e legar a síntese prática do conhecimento védico milenar integrado à filosofia clássica ocidental. Com isto, busca contribuir incansavelmente para a melhoria psicológica e cognitiva do ser humano – tendo em vista facilitar a aproximação do ser ao Supremo, diante de um horizonte de perspectivas positivas.

 

Livros recomendados: