Hridayananda Goswami

Hridayananda Goswami

Hridayananda Goswami (Dr. Howard J. Resnick, Ph.D.) é um dos líderes espirituais mais antigos e respeitados no sistema de Bhakti-yoga  da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna, fundado por Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Como o primeiro ocidental a traduzir o sagrado Bhagavata-Purana do sânscrito para o inglês, juntamente com comentários autorizados; como o primeiro líder sênior da ISKCON a completar um doutorado em estudos Vaisnavas e a promover abertamente a educação superior na ISKCON; como o pioneiro da Consciência de Krishna na América Latina; como o primeiro líder sênior a apoiar publicamente uma campanha para promover maiores oportunidades para as mulheres na ISKCON, e em muitas outras atividades; Hridayananda dasa Goswami vem revelando-se entre os vanguardistas da linhagem Gaudiya Vaishnava.

Hridayananda Goswami nasceu em 5 de novembro de 1948, em Los Angeles, Califórnia, e lá viveu até janeiro de 1967, quando foi estudar na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde participou de revoluções políticas e sociais da época.

No começo de 1969, foi a uma aula dada por Bhaktivedanta Swami, Fundador-Acharya do Movimento da Consciência de Krishna. Impressionado pelo profundo conhecimento e pela profunda santidade de seu futuro guru, Hridayananda Goswami  freqüentou o templo da ISKCON de Los Angeles no verão de 1969, juntou-se à filial da ISKCON de Berkeley nesse ano e logo assumiu serviço em tempo integral. No dia 8 de fevereiro de 1970, Bhaktivedanta Swami pessoalmente o iniciou em Los Angeles como seu discípulo.

Desde seus primórdios na ISKCON, distinguiu-se por seu devotamento à missão de seu mestre espiritual (diksha-guru) e por sua eloqüência e erudição em apresentar os ensinamentos de seu guru. Após servir em Boston, casou-se com Ananga Manjari, e, depois de com ela liderar templos da ISKCON em Gainesville, Flórida, e em Houston, Texas, Hridayananda Goswami aceitou a ordem renunciada de vida, sannyasa, em 1972, e passou dois anos vivendo em uma van enquanto viajava ao longo da América do Norte palestrando em dúzias de universidades.

Em março de 1974, durante o primeiro festival internacional de Gaura-Purnima em Sri Dham Mayapur, Bhaktivedanta Swami chamou Hridayananda Goswami ao seu quarto e solicitou que ele se juntasse ao corpo governamental mais elevado da ISKCON, o GBC, e se encarregasse das atividades da ISKCON na América Latina. Nos três anos seguintes na América Latina, Hridayananda Goswami estabeleceu mais de vinte centros, que atraíram milhares de latinos para o Movimento da Consciência de Krishna. Ele também supervisionou pessoalmente a tradução, a publicação e a distribuição de milhões de livros de Bhaktivedanta Swami em espanhol e português. Em suas viagens pela América Latina, encontrou-se com muitos líderes sociais, religiosos e governamentais, conversando com eles em português e espanhol fluentes.

Hridayananda Goswami também supervisiona as atividades da ISKCON no sudeste dos Estados Unidos, na Itália e na Grécia, além de lecionar ao redor do mundo com grande sucesso. De fato, pessoas em mais de cem países, incluindo muitos outros líderes espirituais, escutam e estudam suas aulas gravadas e seus materiais escritos.

Pouco antes de deixar este mundo em novembro de 1977, Bhaktivedanta Swami pediu a Hridayananda Goswami e a outros dez discípulos proeminentes para, por fim, sucederem Bhaktivedanta Swami como gurus iniciadores na ISKCON. Três anos mais tarde, os líderes da ISKCON, reconhecendo sua profunda devoção e erudição, abençoaram Hridayananda Goswami a completar o serviço mais importante de Bhaktivedanta Swami: a tradução e os comentário do Srimad-Bhagavatam, a escritura central do Movimento Gaudiya Vaisnava.

Em 1996, Hridayananda Goswami recebeu seu Ph.D. em sânscrito e estudos indianos da Universidade de Harvard e começou a lecionar na Graduate Theological Union, em Berkeley, Califórnia. Ele também foi bolsista convidado na UCLA, lecionou na Universidade da Flórida e palestrou em centenas de universidades ao redor do mundo. As imprensas de Harvard, da Universidade da Califórnia e da Universidade de Columbia, todas publicaram seus artigos.

Ávido por alcançar uma audiência muito mais ampla, terminou recentemente seu primeiro grande romance, e já se ocupa na produção de uma criativa trilogia baseada na história central do Mahabharata. Atualmente vem se dedicando a desenvolver o projeto Krishna West para apresentação do processo de Bhakti-yoga dentro dos moldes contemporâneos, sem as restrições étnicas de vestimentas e hábitos hindus incorporados como algo intrínseco do yoga.